Início do conteúdo

Quatro pessoas foram presas. Foram apreendidas drogas, uma quantia em dinheiro, munição e armas, entre elas duas granadas

 

Foi deflagrada, nesta quinta-feira, 14 de novembro, a Operação Lumen Pacis, que visa combater os delitos de tráfico de drogas, de associação para o tráfico e de outros crimes conexos no aglomerado Ventosa, na capital.

Coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em atuação conjunta com a 11ª Promotoria de Justiça de Belo Horizonte, com o 5º Batalhão de Polícia Militar da Capital e com o Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas, a operação conta com 60 policiais militares, 1 promotor de Justiça e uma guarnição do canil da Polícia Militar.

Foram cumpridos doze mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar contra pessoas supostamente atuantes no tráfico de drogas e outros crimes no aglomerado. 

Foram presas quatro pessoas e apreendidas duas granadas, R$ 7.597, uma pistola 9mm, uma espingarda 28, um revólver 38, cinco munições calibre 38, 12 munições calibre 12, quatro barras de maconha, 14 telefones celulares, 100g de crumble, duas balanças de precisão e material para embalagem de drogas.

OP not 1.jpg
 
A ação é fruto de investigações empreendidas pela PMMG e pelo MPMG, que identificaram organização criminosa estruturada em franca atuação no tráfico de drogas no aglomerado.

Utilizando-se de técnicas especiais de investigação, foi possível constatar a estrutura organizacional criminosa, bem como os envolvidos e a função que exerciam no grupo criminoso.
 
A organização criminosa investigada é suspeita de aterrorizar moradores e transeuntes e de implantar um regime de controle paralelo de circulação no aglomerado.

OP not 2.jpg

Em um vídeo divulgado em outubro de 2024, que ganhou notoriedade em redes sociais e que também chegou ao conhecimento das autoridades de segurança pública, um motorista de aplicativo gravou o momento em que foi abordado por criminosos portando armas de fogo enquanto faziam o monitoramento das vias de acesso ao aglomerado.

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

 

Final do conteúdo